SAIBA COMO MONTAR UMA ESTRUTURA PARA UMA OFICINA DE ARTES.

Publicado por Tadeu Ribeiro em

UMA ESTRUTURA PARA OFICINA DE ARTES.

Condensado do meu livro Travessia/2009.

Pág. 70.

Sabemos que a dança olvida quem sabe falar de alma, e asem alma, não é dança, pode ser somente um divertissiment.

Há carência de pessoas que saibam respeitar a dança enquanto arte e aplica-la enquanto ética, compreende-la enquanto pedagogia, usando todas as funções que ela precisa para colher bons resultados.

Além do cuidado necessário para não deformar a arte, é preciso ter o cuidado com a forma de aplicações dos exercícios físicos e com uma linguagem compreensível, pois o aluno necessita de boa orientação e exercícios adequados a sua faixa etária e ao nível técnico.

Pág. 71.

“ Esta conferencia justifica –se partindo do princípio de que o processo educativo busca desenvolver as potencialidades do indivíduo, devendo, portanto, utilizar recursos que favoreçam a sua expressão e afirmação.

A conferencia baseia se no desempenho do movimento de expressão corporal, busca desenvolver a espontaneidade e a manifestação artística que possa ajudar a construir personagens diante de situações e atitudes pessoais.

O trabalho de base desta conferencia, baseia como objetivo na utilização dos meios de expressão do movimento, em diferentes linguagens artísticas com estudo de materiais coreográficos adquiridos através da improvisação e da pratica de elementos como: textos, objetos, ideias e imagens.

PRIMEIRA PARTE

Conteúdo pragmático: a criatividade desempenha papel de relevante importância do desenvolvimento da personalidade, uma vez que favorece a livre expressão, ação espontânea que facilita a comunicação.

  1. Apresentação do conteúdo pelo conferencista.

Nesta primeira fase da atividade, é importante fazer uma apresentação formal ou informal, com o objetivo de esclarecer as metas propostas.

  • Apresentação individual dos participantes.
  • Início das atividades práticas

Escolha uma música que responda ritmicamente aos exercícios propostos. Com a supervisão de um profissional da dança, ou da educação física. Esta atividade, serve como pré-aquecimento.

  • Explanar o conteúdo da conferencia e a proposta a que se refere.
  • Exercícios integrativos com o objetivo de descontrair e fazer com que os participantes sintam –se a vontade.
  • Descontrair os maxilares;
  • Imagine o som;
  • Emitir o som imaginando acompanhado por movimentos de expressão corporal;
  • Escolham duplas para imitação dos movimentos corporais;
  • Observe a emoção sentida no movimento e na medição do som.

Pag. 72-SEGUNDA PARTE. .

Partindo do princípio de que o processo educativo tem por principal objetivo desenvolver as potencialidades do indivíduo devendo, portanto, utilizar recursos que favoreçam a sua expressão e a sua afirmação, esta oficina foi desenvolvida para canalizar diversas atividades significativas e para que possam ser desenvolvidas as manifestações artísticas de cada:

  1. Conscientização corporal.
  2. Objetivar o controle gravitacional.
  3. Noções de mimica.
  4.  Trabalhos com movimentos livres com partes distintas do corpo.
  5. Jogos rítmicos e dinâmicos.
  6. Improvisação individual.
  7. Improvisação a dois.
  8. Orientação individual para consciência do movimento improvisado.
  9. Desenvolva atividades com o objetivo de autoconhecimento, pois esse, serve para medir a ação.

Trabalhe a condição dos sentimentos pela expressão facial:

  1. Tristeza.
  2. Alegria.
  3. Interrogação.
  4. Perplexidade.
  5. Cinismo.
  6. Deboche
  7. Ironia
  8. Indiferença.

Escolha duplas para desenvolver a resposta da ação, e trabalhe os mesmos exercícios de expressão facial como ação0 reação.

Livro TRAVESSIA de Tadeu Ribeiro publicação de 2009.

Pág. 74- TERCEIRA PARTE.

Todo indivíduo tem capacidade e necessidade de criar.

  1. Utilizar se de objetos e espaços imaginários.
  2. Utilizar se de mimicas para fixar os movimentos e despertar a observação continua para gerar concentração.
  3. Utilizar- se e ritmos como elementos de construção e caracterização.
  4. Construções coreográficas usando contact-improvisaton.
  5. Improvisação coletiva.
  6. Autonomia linguística, desenvolva a consciência corporal no qual possa ser usado os verbos naturais dos movimentos do homem.

– Dobrar- plier.

– Esticar- étendre.

– Levantar- elever.

– Saltar- Sauter.

Deslizar- Glisser;

– Flutuar- èlancer.

– Girar- Tourner.

      7- Pesquise os gestos os quais possam ser intencionados e aplicados à linguagem cinesiológica dos movimentos de expressão corporais.

8-Observe a expressão facial que enquadre no comportamento corporal e gestual.

        9- Traduza a expressão corporal numa linguagem verbal no uso da palavra como persuasão que leva para a intencionalidade.

10- Enquadre todo esse comportamento na música que você imaginou no início desta atividade.

Na proxima semana sera postado as outras partes dessa oficina.

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