SAIBA COMO MONTAR UMA ESTRUTURA PARA UMA OFICINA DE ARTES.

UMA ESTRUTURA PARA OFICINA DE ARTES.
Condensado do meu livro Travessia/2009.
Pág. 70.
Sabemos que a dança olvida quem sabe falar de alma, e asem alma, não é dança, pode ser somente um divertissiment.
Há carência de pessoas que saibam respeitar a dança enquanto arte e aplica-la enquanto ética, compreende-la enquanto pedagogia, usando todas as funções que ela precisa para colher bons resultados.
Além do cuidado necessário para não deformar a arte, é preciso ter o cuidado com a forma de aplicações dos exercícios físicos e com uma linguagem compreensível, pois o aluno necessita de boa orientação e exercícios adequados a sua faixa etária e ao nível técnico.
Pág. 71.
“ Esta conferencia justifica –se partindo do princípio de que o processo educativo busca desenvolver as potencialidades do indivíduo, devendo, portanto, utilizar recursos que favoreçam a sua expressão e afirmação.
A conferencia baseia se no desempenho do movimento de expressão corporal, busca desenvolver a espontaneidade e a manifestação artística que possa ajudar a construir personagens diante de situações e atitudes pessoais.
O trabalho de base desta conferencia, baseia como objetivo na utilização dos meios de expressão do movimento, em diferentes linguagens artísticas com estudo de materiais coreográficos adquiridos através da improvisação e da pratica de elementos como: textos, objetos, ideias e imagens.
PRIMEIRA PARTE
Conteúdo pragmático: a criatividade desempenha papel de relevante importância do desenvolvimento da personalidade, uma vez que favorece a livre expressão, ação espontânea que facilita a comunicação.
- Apresentação do conteúdo pelo conferencista.
Nesta primeira fase da atividade, é importante fazer uma apresentação formal ou informal, com o objetivo de esclarecer as metas propostas.
- Apresentação individual dos participantes.
- Início das atividades práticas
Escolha uma música que responda ritmicamente aos exercícios propostos. Com a supervisão de um profissional da dança, ou da educação física. Esta atividade, serve como pré-aquecimento.
- Explanar o conteúdo da conferencia e a proposta a que se refere.
- Exercícios integrativos com o objetivo de descontrair e fazer com que os participantes sintam –se a vontade.
- Descontrair os maxilares;
- Imagine o som;
- Emitir o som imaginando acompanhado por movimentos de expressão corporal;
- Escolham duplas para imitação dos movimentos corporais;
- Observe a emoção sentida no movimento e na medição do som.
Pag. 72-SEGUNDA PARTE. .
Partindo do princípio de que o processo educativo tem por principal objetivo desenvolver as potencialidades do indivíduo devendo, portanto, utilizar recursos que favoreçam a sua expressão e a sua afirmação, esta oficina foi desenvolvida para canalizar diversas atividades significativas e para que possam ser desenvolvidas as manifestações artísticas de cada:
- Conscientização corporal.
- Objetivar o controle gravitacional.
- Noções de mimica.
- Trabalhos com movimentos livres com partes distintas do corpo.
- Jogos rítmicos e dinâmicos.
- Improvisação individual.
- Improvisação a dois.
- Orientação individual para consciência do movimento improvisado.
- Desenvolva atividades com o objetivo de autoconhecimento, pois esse, serve para medir a ação.
Trabalhe a condição dos sentimentos pela expressão facial:
- Tristeza.
- Alegria.
- Interrogação.
- Perplexidade.
- Cinismo.
- Deboche
- Ironia
- Indiferença.
Escolha duplas para desenvolver a resposta da ação, e trabalhe os mesmos exercícios de expressão facial como ação0 reação.

Pág. 74- TERCEIRA PARTE.
Todo indivíduo tem capacidade e necessidade de criar.
- Utilizar se de objetos e espaços imaginários.
- Utilizar se de mimicas para fixar os movimentos e despertar a observação continua para gerar concentração.
- Utilizar- se e ritmos como elementos de construção e caracterização.
- Construções coreográficas usando contact-improvisaton.
- Improvisação coletiva.
- Autonomia linguística, desenvolva a consciência corporal no qual possa ser usado os verbos naturais dos movimentos do homem.
– Dobrar- plier.
– Esticar- étendre.
– Levantar- elever.
– Saltar- Sauter.
Deslizar- Glisser;
– Flutuar- èlancer.
– Girar- Tourner.
7- Pesquise os gestos os quais possam ser intencionados e aplicados à linguagem cinesiológica dos movimentos de expressão corporais.
8-Observe a expressão facial que enquadre no comportamento corporal e gestual.
9- Traduza a expressão corporal numa linguagem verbal no uso da palavra como persuasão que leva para a intencionalidade.
10- Enquadre todo esse comportamento na música que você imaginou no início desta atividade.
Na proxima semana sera postado as outras partes dessa oficina.
✅ :: Quer aprender Ballet conosco ?
🔥 :: Temos 9 Cursos. Níveis Básicos, e Técnicos.
👉 :: Acesse: https://sistematadeuribeiro.com.br/
😃 :: Mais de 30 anos ensinando Ballet Clássico.
📲 :: Telefone Celular e Whatsapp: 42 99826 9396
👉 :: https://www.youtube.com/aprendendoballet
0 comentário