APRENDA A MINISTRAR UMA AULA DE BALLET CLÁSSICO PARA INICIANTE

Publicado por Tadeu Ribeiro em

Na escola de ensino regular é fundamental ter uma alfabetização, para o bailarino é essencial uma metodologia sistematizada.

Cada método tem características bem particulares, como posições de braços, cabeças, dinâmicas de passos.

Na metodologia sistematizada e codificada, a decomposição dos passos nas classes iniciantes não é apenas uma marca.

Respeitar a decomposição dos passos, sem pular etapas, é uma regra a ser seguida.

A introdução musical recebe o nome de “anacruse” e deve ser explicada para o estudante com clareza para que ele entenda que tudo será a partir dela.

ATIVIDADE iniciante infantil primeiro bimestre.

Pode ser iniciado com atividades de pré-aquecimento no centro:

ATIVIDADE 1 –  Borboletinha – É importante que estejam sentados em colocações intercalados, pois é dessa forma que o pequeno estudante de ballet clássico vai entender no futuro, os desenhos coreográficos.

E importante que o professor esteja atento a contagem musical, respeitando as oitavas musicais com precisão em ritmo e compassos, pois é assim que o estudante vai entender de forma correta a execução dos movimentos com entendimento preciso.

ATIVIDADE 2 – Sentado, executar (souplésse avant et de cotê).

ATIVIDADE 3 – Sentado com as pernas estendidas para a frente executar (flex e tendus) com os pés.

ATIVIDADE 4 – Deitado em posição decúbito dorsal, com os braços abertos e com as palmas das mãos no chão para dar maior apoio, executar exercícios de bicicletinha pedalando.

A seguir, vem a parte da aula executada na barra.

Exercícios para iniciantes infantis, devem ser executados em frente a barra.

Exercícios para iniciantes infantis, devem ser iniciados em (en dehors natural).

ATIVIDADE 5 – Posicionado em frente à barra, com os pés colocados na primeira aposição, executar exercícios de Demi plié (é bom ser feito em 4 tempos musicais para que o estudante tenha um bom hiato entre o início e o fim do exercício podendo assim perceber com tranquilidade a forma de executar o demi plié- a seguir execute um exercício de (Elevè) também em 4 tempos musicais, podendo ficar assim: 1,2,3,4 o demi plié e 5,6,7,8 o eleve.

Essa sequência deve ser executada nas 1º,2º e 3º posições dos pés.

•             Da coluna vertebral

•             Correção Encaixe de hábitos facilitadores

•             Distribuição da força do movimento

exercício de demi plié et demi pointe.

ATIVIDADE 6 – Posicionado à barra, com os pés colocados na primeira posição (en dehors natural). Executar o exercício Tendu. Observando que não é conveniente que no ensino iniciante infantil o estudante execute esse exercício (En arrière). Esse exercício deve ser feio em 4 tempos musicais e deve ser executado em (tendu em demi point) e pode ser feito avant, a la seconde.

•             Correção de movimentos descoordenados dos quadris e coluna durante a execução do movimento

•             Velocidades e intensidades do movimento

Exercício de tendu.

ATIVIDADE 7 – Posicionado frente à barra, com os pés colocados na terceira posição com o pé direito à frente (en dehors natural).

Exercício de fondu – Esse exercício deve ser feito em 4 tempos musicais, executado devant, a la seconde et derrière.

Exercício de Fondu

Finalizando esses exercícios de barra, o estudante pode ir ao centro (au Millié)

Primeiro é importante repetir todos esses exercícios que foram feitos na barra para contribuir com o estudante no equilíbrio e para que ele perceba a geometria do exercício. É importante que todo o exercício que for executado no diagonal ponto 8 da sala de aula, seja também executado no diagonal ponto 1 da sala.

Nesse formado de aula, eu sempre aplico as direções do corpo usando o método de Enrico Cecchetti por entender que nesse modelo de aula esta adequado para colaborar com o aluno no entendimento da importância de localização geométrica do ballet.

Direções do corpo pelo método Cecchetti

Nessa outra imagem visto em outra perspectiva .

Direções do corpo pelo método Cecchetti

Para finalizar esse aprendizado, antes do exercício de (reverence), é importante o professor explanar as atividades ministradas durante a aula para fixar de maneira natural o aprendizado no estudante infantil. Após, executar o (reverence) e finalizar a aula.

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