COMO PRODUZIR UM BALLET DE REPERTÓRIO.
O que é o ballet de repertório?
Essa expressão de ballet de repertorio vem do francês ballet d’action,
Ele é espetáculo caracterizado por apresentar uma história completa dentro dele, narrada por meio da dança e dos gestos.
A estrutura assemelha à de uma peça teatral, com cenas, atos e uma narrativa com começo, meio e fim. A diferença, porém, é que no ballet nenhuma fala é proferida: tudo é dito com o corpo e expressões faciais.
Montados e encenados desde o século XIX, os ballets de repertório nasceram na corte francesa do rei Luís V, ainda no século XVIII.
O coreógrafo Jean George Noverre é considerado o criador da modalidade, pois foi ele quem resolveu revolucionar os tradicionais espetáculos, retirando máscaras e perucas, eliminando as longas declamações de poesia e investindo na fluidez e precisão dos movimentos do corpo para contar uma história com apelo dramático.
Foi a Rússia que se deu o renascimento do ballet de repertório.
No ano de 1862, Marius Petipa, primeiro bailarino do Ballet Imperial Russo, cria o espetáculo A Filha do Faraó, com serpentes venenosas e múmias, e inicia a rica tradição russa de ballets de repertório.
A produção do repertório:
A produção um ballet de repertorio se iniciou com especial força durante o período do Romantismo, em que a tendência estética para o onírico, a emoção subjetiva e a catarse foi um ambiente favorável para que as grandes obras florescessem e viessem à público.
Para contar a história proposta, o ballet de repertório é preciso uma estrutura digna de peça teatral.
Há cenários para ambientar a plateia, os figurinos retratam uma época e uma história.
O repertorio precisa contar com um corpo e baile que representa o como como se fosse um coral de uma opera, e os solistas que representam os personagens da história.
A música é composta especialmente para um referido ballet em forma erudita, nessa musica há o estudo para a dança, para a mímica e para o gesto, e para trabalhar a emoção é recorrido a dramaturgia para provocar a emoção na plateia.
Essa estrutura, no geral, gira em torno de uma forma relativamente fixa. O Grand Pas de Deux, por exemplo, consiste em cinco movimentos: uma introdução, um adágio, duas variações (uma para cada um do casal de bailarinos) e o coda (a conclusão).
Outras formas de organizar o ballet de repertório também são possíveis.
O ballet de repertorio deve ser motivo de pesquisa.
É preciso conhecer a peça a que se propõe a montar.
O ideal é sempre usar como referência aquelas performances executadas à risca, montadas com fidelidade em relação aos originais. Na hora da montagem, qualquer alteração deve ser justificada, pois as peças são verdadeiros patrimônios culturais da Humanidade.
Quais são os mais famosos ballets da categoria?
São muitos os ballets de repertório memoráveis, porem a conhecida trilogia de Tchaokovsky com O Lago dos Cisnes e o Quebra-Nozes e A bela adormecida são, provavelmente, as de maior projeção.
Os compostos pelo russo Tchaikovsky é o compositor desses ballets acima mencionados
Um cuidado que diretor de escolas precisam ter nas escolhas dos repertórios é levar em conta de que em geral todos os alunos da escola vão dançar, para montar um repertorio numa escola, a estrutura da aula precisa ser técnica dentro da metodologia para depois criar o estilo do ballet escolhido.
Quando a escola é pequena, é possível trabalhar na produção de suítes desses repertórios isso vai desenvolver nos alunos conhecimentos e a importância de estarem fazendo aulas de ballet clássico.
✅ :: Quer aprender Ballet conosco ?
🔥 :: Temos 9 Cursos. Níveis Básicos, e Técnicos.
👉 :: Acesse: https://sistematadeuribeiro.com.br/
😃 :: Mais de 30 anos ensinando Ballet Clássico.
📲 :: Telefone Celular e Whatsapp: 42 99826 9396
👉 :: https://www.youtube.com/aprendendoballet
0 comentário