ANACRUSE, ACÉFALA E TÉTICA-RITMO INICIAL NA TEORIA MUSICAL

Publicado por Tadeu Ribeiro em

É necessário que o professor de ballet, bem como as pessoas que trabalham com atividades rítmicas conheçam sobre as notas musicais e suas partituras.

A Música na aula de Técnica de Dança, além de proporcionar o suporte dinâmico adequado à correta execução do gesto técnico, relevando as diferentes qualidades de movimento que lhe são inerentes.

Essa inteiração cria a atmosfera necessária ao desenvolvimento da sensibilidade musical e da expressividade do próprio movimento.

Esta sensibilidade para a música pode ser uma aptidão natural, mas também pode formar-se com o treino.

Por essa razão, o conhecimento musical do professor de ballet é necessário para obedecer esse padrão musical na aula.

A musca, é uma ferramenta para a execução dessas atividades. Quando o aluno conhece e entende da importância da musica, ele conduz a sua dança para a arte.

Para dar inicio a uma atividade rítmico musical como é o ballet clássico,, é preciso uma introdução musical chamada também de ( preparação) para conceber o caráter do movimento.

Nos compassos binário, ternário ou quartenário, a preparação musical vai começar com a ( ANACRUSE), que pode ser a nota ou grupo de notas que vem antes do primeiro tempo forte do primeiro compasso musical.

É preciso que a musica inicie com notas que podem ser 1 (uma) ou 2 ( duas ) notas antes do tempo forte, para que o movimento dançante comece com harmonia.

linguagem musical

É bom não usar melodias ( ACÉFALAS) sem o primeiro tempo fraco, pois esse comportamento dificulta a contagem musical.

Para o suso do compasso ( TÉTICO) podendo ser a melodia que começa no tempo forte, pode usar duas notas para serem a anacruse.

Portanto posso conceber que:

ANACRUSE- é a introdução de uma composição musical.

ACÉFALA- é a primeira nota que seja mais baixo do que a ultima nota da anacruse.

TÉTICA- é a primeira nota que seja mais forte do que a ultima nota da anacruse..

 Os professores deverão detectar esta tendência e encontrar uma maneira de não incentivá-la.

Quando se estiver mostrando uma combinação dentro da música requerida deve-se levar em conta o grau de dificuldade que os bailarinos enfrentarão.

Em uma aula de nível elementar, onde o aluno tem pouco controle muscular e ainda tem problemas com os princípios básicos de postura, en dehors, e coordenação corporal, é essencial a simplicidade da música.

Esta mesma atitude deve ser mantida ao introduzir um novo passo na aula pela primeira vez.
Para o aluno conseguir executar o passo com a devida técnica e com a  musicalidade correta, a melodia e o ritmo devem ser claros, reconhecíveis com um tempo e uma velocidade que sejam realistas considerando a habilidade da turma.

A música deve ser o suficientemente lenta para permitir que o bailarino tenha o tempo para preparar-se mentalmente antes da execução e um tempo depois para recobrar-se e seguir com a próxima combinação.

Para um principiante, segurar uma posição por mais tempo lhe permitirá sentir seus músculos e assim, conseqüentemente ele estará a fortalecê- los.

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