AULA Nº 2 BALLET PARA NÍVEL BÁSICO 2 E 3 INFANTIL

Publicado por Tadeu Ribeiro em

 Na escola de ensino regular é fundamental ter uma alfabetização, para o bailarino é essencial uma metodologia sistematizada.

Cada método tem características bem particulares, como posições de braços, cabeças, dinâmicas de passos.

 Na metodologia sistematizada e codificada, a decomposição dos passos nas classes iniciantes não é apenas uma marca.

 Respeitar a decomposição dos passos, sem pular etapas, é uma regra a ser seguida.

A introdução música (anacruse) deve ser explicada ara o estudante com clareza para que ele entenda que tudo será a partir dela.

Aula nº 2 para 2º e 3º nível básico primeiro bimestre.

Nessa etapa do aprendizado, é importante que o professor informe ao estudante a importância de o olhar estar sempre no horizonte, com o ponto do olhar sempre pousado em um dos 8 pontos existentes sala de aula

Pode ser iniciado com atividades de pré-aquecimento no centro:

Exercício 1-  borboletinha- é importante que estejam sentados em colocações intercalados, pois é dessa forma que o pequeno estudante de ballet clássico vai entender no futuro, os desenhos coreográficos.

E importante que o professor esteja atento a contagem musical, respeitando as oitavas musicais com precisão em ritmo e compassos, pois é assim que o estudante vai entender de forma correta a execução dos movimentos com entendimento preciso.

Exercício nº 2- sentado, executar (souplésse avant et de cotê).

Exercício nº 3- sentado com as pernas estendidas para a frente executar ( flex e tendus) com os pés.

Exercício nº 4 –  deitado na posição decúbito dorsal, com os braços abertos e com as palmas das mãos no chão para dar maior apoio, executar exercícios de bicicletinha pedalando.

A seguir, a parte da aula executada a barra.

Aula de ballet clássico na barra.

Exercícios para 2º e 3º níveis básicos podem ser iniciados em (en dehors muscular).

Exercício nº 5- posicionado à barra, com os pés colocados na primeira posição e com a mão esquerda na barra, executar exercícios de Demi plié (é bom ser feito em 4 tempos musicais para que o estudante tenha um bom hiato entre o início e o fim do exercício podendo assim perceber com tranquilidade a forma de executar o demi plié- a seguir execute um exercício de (Elevè) também em 4 tempos musicais, podendo ficar assim: 1,2,3,4 o demi plié e 5,6,7,8 o eleve. Essa sequência deve ser executada nas 1º,2º 4ª e 5ª posições dos pés. A execução motor dos braços, é importante diversificar nos movimentos porem em formas acadêmicos

Exercício nº 6 posicionado à barra, com os pés colocados na primeira aposição e com a mão esquerda na barra, executar exercícios de grand plié (é bom ser feito em 8 tempos musicais para que o estudante tenha um bom hiato entre o início e o fim do exercício podendo assim perceber com tranquilidade a forma de executar o grand plié- Essa sequência deve ser executada nas 1º,2º,4ª e 5ª posições dos pés.

Exercício nº 7 – posicionado face à barra, com a mão esquerda sobra a barra e com os pés colocados na quinta posição (en dehors muscular). Executar o exercício battement Tendu. Esse exercício deve ser feio em 2 tempos musicais podendo ser feita quatro repetições em cada direção- devant, de cotê, derrière e finalizando de coté.

Exercício nº 8 – Posicionado face à barra, com os pés colocados na quinta posição com o pé direito à frente (en dehors muscular) mão esquerda sobre a barra. Exercício de fondu- Esse exercício deve ser feito em 4 tempos musicais podendo ser feito devant e a la seconde et derrière.

Exercício nº 9 – Posicionado frente a barra, com os pés colocados na primeira posição ( en dehors muscular) executar exercício de (relevé). Esse exercício pode ser feito em 2 tempos musicais usando 1/8 para cada posição e devem ser executados na 1º,2º, 4º e 5º posição dos pés.

Exercício nº 10-  executar o exercício de Rond de Jambé par Térre e grand rond de jambé em l’air.

Exercício 11 executar exercício de alongée com a perna sobre a barra.

Finalizando esses exercícios de barra, o estudante pode ir ao centro

 (au Millié)

Poses de um ballet clássico

É importante repetir todos esses exercícios que foram feitos na barra para contribuir com o estudante no equilíbrio e para que ele perceba a geometria do exercício. É importante que todo o exercício que for executado no diagonal ponto 8 da sala de aula, seja também executado no diagonal ponto 1 da sala.

Exercício nº 12 –  position de bras.

Exercício nº 13 – exercício de pas balancé.

Exercício nº 14- exercício de pas de valse.

Exercício nº 15- pas de bourrée.

Exercício nº 16- trabalhar as bases dos arabesques, todos executados à terrè.

sustentação da perna em a la seconde

Na última etapa da aula o estudante vai para a diagonal para executar caminhada sobre e meia ponta saído da diagonal 6 em direção ao ponto 1 procurando usar uma oitava individualmente para cada estudante e sendo feito com as mãos posicionadas na cintura. Após ser feito nessa diagonal, ir para a diagonal do ponto 4 ao ponto 8.

Exercício nº 17 – Na diagonal do pondo 6 para o ponto 1, pas de chassé.

Exercício nº 18- na diagonal 6 para o ponto 1- pas de chat.

Exercício nº 19- na diagonal 6 para o ponto 1-  preparação de chaîne- nessa atividade, trabalhar o spot para fixar no estudante de forma natural o giro da cabeça quando esse já estiver executando as voltas.

Exercício nº 20- andar sobre as meias pontas usando a sempre a primeira posição dos pés.

Para finalizar esse aprendizado, antes do exercício de (reverençe), é importante executar os Port de bras-

 O professor explanar as atividades ministradas durante a aula para fixar de maneira natural o aprendizado intelectual no estudante infantil. Após, executar o (reverence) e finalizar a aula.

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